domingo, 10 de fevereiro de 2008

ainda sobre filhos ...

Lendo um pequeno manual de instruções para a vida, chamado "pais & filhos" encontrei as seguintes afirmações, que são úteis para nós que temos filhos, ou que ainda vamos ter, (isto é inevitável, ainda bem!):

"Quando seus filhos quiserem conversar com você, desligue a televisão ou deixe de lado o livro que está lendo e dê-lhes atenção incondicional."

"Ensine seus filhos a nadar desde cedo." (...nunca se sabe...)

"Nunga diga "cale a boca" a uma criança."
Lembre-se de que suas palavras podem magoar muito.
Lembre-se de que suas palavras podem curar rapidamente.

"Faça pelo menos uma refeição por dia com a família toda reunida."

"Critique o comportamento, não a criança."

"Ensine a seus filhos que, quando repartirem alguma coisa, a outra criança escolhe o seu pedaço primeiro." (...educação e gentileza, é sempre muito bem vinda...)

"Lembre-se de que o significado da palavra disciplina é "ensinar"."

"Lembre-se de que o mau comportamento muitas vezes é uma forma da criança dizer: "Mostre-me que você me ama"."

"Deixe que seus filhos ouçam você dizer coisas boas sobre eles a outros adultos."

"Leia para seus filhos.
Ouça seus filhos.
Reze com seus filhos."

"Se quiser que seus filhos sejam bem-criados, gaste o dobro de tempo com eles e a metade do dinheiro."

... e para finalizar...
"Quando não houver maiores consequências, deixe seus filhos fazerem as coisas do jeito deles, mesmo que você saiba que estão errados. Aprendemos mais com nossos erros do que com nossos sucessos." (isto eu ainda acho difícil, mas ...)

Esse cara H. Jackson Brown, Jr, deve ter sido um bom pai ...
... e eu estou tentando ...

Nenhum comentário: